UPAN realiza evento internacional Nossos Rios, em 5/11, próximo domingo

A 1ª Pororoca da Nação das Águas será realizada na região de São Leopoldo neste domingo, organizada localmente pela UPAN – União Protetora do Ambiente Natural.  A atividade está sendo realizada em diversas partes do mundo, dentro da mobilização proposta pela nacional proposta pelo Movimento Nação Pachamama juntamente com diversos movimentos sociais e juristas do Brasil inteiro, principalmente junto a comunidades ribeirinhas em defesa do rio Amazonas, rio São Francisco, rio Doce, rio dos Sinos e rio Camaquã. 

Serão realizadas manifestações sociais e artísticas.

A 1ª Pororoca da Nação das Águas representa o momento em que o Brasil, país com a maior quantidade de água doce do planeta (cerca de 12%), exerce seu protagonismo diante da grande ameaça que as águas, especialmente os rios, mananciais e aquíferos, enfrentam pela ação indiscriminada do ser humano. Enquanto países como Equador e Bolívia reconhecem nas suas Constituições  os direitos da Mãe Terra e o princípio da Harmonia, e diversos rios do mundo – a exemplo do Ganges e Yamuna, na Índia – ganham o mesmo status jurídico de um ser humano no que diz respeito ao seu direito à vida, o Brasil completa o aniversário de um dos maiores desastres naturais da nossa história, o assassinato do Rio Doce, em Mariana/MG. A resposta da Mãe Terra vem em forma de uma onda nacional de mobilização de arte, consciência e amor à natureza, na defesa dos rios brasileiros e do mundo, no despertar da consciência Pachamama (Mãe Terra).

Já estão confirmadas para a 1ª POROROCA DA NAÇÃO DAS ÁGUAS as cidades de Fortaleza, Recife, Sao Leopoldo / Porto Alegre, Colonia Santo Amor / Pelotas,Pelotas, Bagé, Curitiba, Morretes, Ilha do Mel, Canguçu, Brasilia, São Paulo, Florianópolis, San Marcos Sierras – Argentina, Natal, Rio de Janeiro, Alto Paraiso, Rio Grande, Alagoas

São Leopoldo/ Porto Alegre

 Quando? 5/11  das 10h às 16h
Onde? Beira do rio do Sinos 

O que? Um dos eventos reunirá amantes do rio e da natureza e coletivos de vários municípios. Começa às 8h30h, com uma pedalada pelo Rio dos Sinos. A saída será no Posto de Gasolina da Lomba Grande (Novo Hamburgo). Depois, continua das 10h às 16h, na Ponte 25 de julho, tombada pelo Patrimônio Histórico em São Leopoldo, e em frente à Igreja Matriz.  

No início do evento, acontece uma oferenda ao ser do rio ao estilo do Puja, ritual realizado pelos hindus, como forma de oferecer símbolos de gratidão às divindades, e cantigas de abraçar o rio.

Em seguida, será realizada uma meditação, seguida de conscientização pelos nossos rios. Será exposto também um varal poético, com cartazes com poemas feitos pelos presentes.

O anfitrião da 1ª Pororoca no Rio dos Sinos será o boneco Monstro dos Rios , interpretado por integrante da ONG Pachamama, que fará a abertura e permanecerá até o final do evento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s