Quem somos

Foi no final de 1990 em Novo Hamburgo-RS, que surgiu a Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente – APEDeMA/RS – entidade criada com o objetivo de articular as entidades ecológicas do Rio Grande do Sul, especialmente o Movimento Ecológico Gaúcho (MEG).

A  APEDeMA/RS congrega as organizações não governamentais – ONGs ecológicas suprapartidárias, sem fins lucrativos, legalmente constituídas e que tenham como objetivo estatutário principal a defesa do equilíbrio ambiental, este entendido como constituído por fatores variáveis, químicos, físicos, biológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais e a construção de uma sociedade ecologicamente sustentável, conforme decisões do X Encontro Estadual  de Entidades Ecológicas – X EEEE – ocorrido em Caxias do Sul, em 1989, onde foram estabelecidos os “Critérios de Caxias”.

A  APEDeMA/RS defende o conceito de democracia horizontal e, como tal, é uma instância de articulação e implementação de decisões das entidades de base, atuando tanto na organização de eventos do Movimento Ecológico Gaúcho (MEG), no apoio à organização das entidades e na relação destas com as esferas governamentais e os demais setores da sociedade.

Atualmente estão filiadas entidades ambientalistas de todas regiões do RS.

Importante destacar que a filiação de novas entidades se dá mediante solicitação, análise de documentação e aprovação em assembleias.

APEDEMA/RS – Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, é coordenada por três entidades associadas: Ingá, Mira-Serra e Upan.  Para contatos por via eletrônica:   Email: apedemars@gmail.com

Site: www.apedemars.org.br

atualizado em 20/6/2015

3 comentários sobre “Quem somos

  1. Prezados:
    Gostaria, se possível, fazer contato com o prof. Dr. Ludwig Buckup, meu querido mestre. Por acaso a associação tem o seu telefone? Fico no aguardo? Abraço, Vilmar Bitencourt.

    • O 29º EEEE está planejado para acontecer em Ijuí, sob a responsabilidade da AIPAN, provavelmente em setembro de 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s