Riscos da mineração no Pampa é o tema do primeiro AGAPAN Debate de 2018

Captura de Tela 2018-03-16 às 07.33.01.pngUma das atividades que mais impacta e representa riscos constantes de desastres no meio ambiente, a mineração de metais pesados é o foco principal do evento Agapan Debate que será realizado no próximo dia 9 de abril, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O evento é promovido pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e conta com o apoio da Universidade e da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da Ufrgs.

Diante da possibilidade de projetos de mineração serem instalados no bioma Pampa gaúcho, a Agapan realizou neste ano duas viagens para verificar de perto as situações de Palmas, distrito de Bagé, na região da Campanha, e São José do Norte, localizada no extremo sul do RS, entre o Oceano Atlântico a Lagoa dos Patos. A Diretoria da Associação, que viajou acompanhada de associados e interessados no tema, conversou com representantes das comunidades e lideranças locais.

Para aprofundar o conhecimento sobre a questão e ampliar esse importante debate, a Agapan convidou as comunidades visitadas para participarem desta edição do Agapan Debate.

As palestras técnicas serão apresentadas pelos pesquisadores Jaqueline Durigon e Caio Floriano dos Santos, ambos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Confira mais detalhes:

Palestra: Projeto Caçapava do Sul: a vida no Pampa em risco.

  • Dra. Jaqueline Durigon
    Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), mestre em Botânica pela mesma universidade (2010) e bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e representante da Furg no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

Palestra: Mineração em São José do Norte: para quê e para quem?

  • Dr. Caio Floriano dos Santos
    Oceanógrafo, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, doutor em Educação Ambiental, professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande no curso de Gestão Ambiental no Campus de São Lourenço do Sul.

Evento no Facebook

Confira aqui o registro em vídeo da viagem realizada a Palmas no dia 13 de janeiro deste ano.

Participe também:

Na mesma data, às 14h, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Plenarinho, 3º andar).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s