Aprovado Plano de Manejo da RPPN Mata do Professor Baptista

Mais um passo importante foi dado na evolução de uma UC! O Plano de Manejo para a Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) Mata do Professor Baptista foi finalmente aprovado, pela Portaria nº 441, de 04 de junho de 2017. O plano, enviado pelo Instituto Curicaca em parceria com o proprietário Luis Rios de Moura Baptista para avaliação para o ICM-BIO, permite a efetivação da área como uma Unidade de Conservação oficial.

Reconhecida pela UNESCO como uma das áreas piloto para a implantação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a área, próxima a outras unidades de conservação como o Parque Estadual de Itapeva e os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e Serra Geral, é de imensa importância na preservação dos remanescentes de Mata Atlântica no estado, contexto em que o Curicaca atua com o do Projeto Microcorredores Ecológicos. No projeto, a fundação de uma UC na região é uma das estratégias de implantação dos corredores ecológicos de Itapeva. Além disso, a RPPN ainda é voltada para pesquisas científicas, e como apoio à comunidade universitária.
O destaque estratégico da propriedade se nota no fato de que esta protege um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de terras baixas na região. Apesar da degradação sofrida com a extração de palmito e samambaia, esse remanescente vem sendo conservado desde 1972 e, desde então, foi amplamente recuperado. Hoje, a região compõe uma mata complexa que abriga diversas espécies vegetais ameaçadas de extinção no RS.


Histórico da RPPN

O professor Luis Rios de Moura Baptista conheceu a área em 1958, a qual, na época, chamava-se mata da Cova Funda, através de uma excursão pelo curso de História Natural da UFRGS. Posteriormente, retornou ao local com pesquisadores do atual Departamento de Botânica do Instituto de Biociências. Em 1972, adquiriu a propriedade sobre a região a fim preservar a mata e, também, para destiná-la à pesquisa e educação, bem como para apreciação estética – ponto muito importante para o professor.Desde 1997 o local trabalha com projetos de graduação, mestrado e doutorado.
Informado sobre a instituição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), o professor Baptista revitalizou seu desejo de preservação da área. O Instituto Curicaca, do qual o professor é associado, assumiu a gestão da UC com o compromisso de oficializá-la. A documentação foi reunida e, os requisitos legais, cumpridos. Em 26 de junho de 2009, pela Portaria nº 52 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, foi criada a RPPN Mata do Professor Baptista, que conta com uma área de 9,22ha. Assim, a RPPN já atua como área de conservação há muitos anos, de modo que a aprovação do Plano de Manejo era o que faltava para sua oficialização como UC.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s