O jornalista Heverton Lacerda é o novo presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Em Assembleia Geral Ordinária online, realizada na noite desta segunda-feira, dia 26 de julho, a Agapan elegeu, por aclamação e unanimidade, a nova Diretoria e os integrantes dos conselhos Superior e Fiscal, e aprovou os relatórios de atividades e de Tesouraria. Como vice-presidente foi eleita a bióloga Simone Portela de Azambuja, o secretário geral é Paulo Renato Menezes, e a primeira e segunda tesoureiras são Maria de Lourdes Pedroso e Ana Lúcia Vellinho D’Angelo.

Em seu discurso de posse, Lacerda lembrou estar na quinta gestão direta da Associação. “Foram gestões maravilhosas. Militar nos tira o sono e tempo de descanso, mas todos sabem o quanto é necessário”, avaliou, ao anunciar como novidades da nova gestão a criação de um Departamento Científico, formado por pessoas das áreas técnica e científica para representar a Associação, a ser coordenado por Francisco Milanez, agora conselheiro da Agapan. A segunda novidade é a criação de um Grupo de Jovens, coordenado pelas ambientalistas Camila Lacerda e Isadora Manfredi, “que vão contribuir com a permanência e sobrevivência da Agapan em defesa da vida e para os próximos anos”, destacou o novo presidente.
OTIMISMO
Ao avaliar sua última de cinco gestões como presidente, Francisco Milanez citou, como positiva, a comemoração dos 50 anos da Associação, celebrado em 27 de abril, “priorizando nossa visão global de preservação da vida”, mas lamentou o “acúmulo de derrotas e retrocessos e de desconexão humana de nossa própria espécie, explicitada em eventos políticos mundiais que demonstram racismo e todo tipo de preconceito”. Milanez se diz otimista por acreditar que “essas são grandes oportunidades de termos um outro olhar e uma outra forma de viver mais inclusiva”.
Milanez também citou a “desoladora destruição de árvores”, um dos grandes símbolos de Porto Alegre, tida como uma capital arborizada. “A simbólica data de 2 de fevereiro de 2018, através de decreto, destruiu todos os tombamentos de árvores de Porto Alegre, desde a primeira tombada do país, uma paineira no centro da capital. Vamos pagar caro por muitos anos”, visualiza o ambientalista, ao criticar ainda a especulação imobiliária, em especial na Orla do Guaíba, e, em nível estadual, a destruição do Código Ambiental, tido como referência no país. “É uma loucura aniquilar um trabalho de consenso, sem consultar a população nem os técnicos da Fepam”, disse. Ele também citou a destruição da Lei Estadual de Agrotóxicos, permitindo o uso de venenos proibidos em seus próprios países. “Isso sem falar de todo o ataque aos povos tradicionais, legalizando terra para grileiros, o que é um absurdo. O cenário de terror que estamos vivendo é desolador quando um governo legaliza terra para quem criminosamente matou índios e quilombolas que estavam lá”.
A formação do Comitê de Combate à Megaineração no RS é um projeto que surgiu em 2019 no RS e que mantém a resistência com grande visibilidade, “graças ao trabalho do Heverton”, parabenizado por Milanez, que cita ainda o Sobrevivência, que de jornal virou podcast, colocando em evidência debates sobre temas atuais, registrando inclusive a história da Agapan. Para Milanez, a ampliação da comunicação da Agapan e o novo site da organização (www.agapan.org.br) tem possibilitado transformar o trabalho em luta e mobilização.
“Apesar do inferno que estamos vivendo nos últimos anos, inclusive com o avanço da soja no Pampa e em todo o país, contaminando os rios brasileiros, e com a desenfreada liberação de agrotóxicos, sobreviveremos e estamos nos revendo e nos preparando para um novo tempo muito mais eficaz, fazendo com que nossa luta chegue a mais pessoas. Todos foram muito importantes e a nova gestão deve ampliar isso. Hoje, graças à internet e às redes sociais, podemos com agilidade expandir nossas ações”, reafirmou Milanez.
Confira a nominata eleita:
- Presidente: Heverton Lacerda
- Vice-presidente: Simone Portela de Azambuja
- Secretário Geral: Paulo Renato Menezes
- Primeira Tesoureira: Maria de Lourdes Pedroso
- Segunda Tesoureira: Ana Lúcia Vellinho D’Angelo
CONSELHO SUPERIOR
- Adriane Bertoglio Rodrigues
- Alberto Pretto Moesch
- Alfredo Gui Ferreira
- Althen Teixeira Filho
- Ana Maria Daitx Valls Atz
- Andréia Maranhão Carneiro
- Carlos Badia
- Cláudio Hiran Duarte
- Darci B. Campani
- Demilson Figueiró Fortes
- Edi Xavier Fonseca
- Eleara Maria Manfredi
- José Celso Aquino Marques
- José Francisco B. Milanez
- Péricles Boechat Massariol
- Roberto Rebes Abreu
- Sandra Jussara Mendes Ribeiro
- Sebastião Pinheiro
- Silvio Guido Fioravanti Jardim
- Zoravia Bettiol
CONSELHO FISCAL
- Fabrízia da Silva Bueno
- Miriam Ângela Löw
- Eliane Carmanim Lima
Texto da Assessoria de Imprensa da Agapan / Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Fonte