O ex Secretário Municipal do Meio Ambiente e, membro do Conselho Superior e diretor da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural em várias gestões na década de 1980/90, Giovani Gregol, faleceu nesta sexta-feira aos 59 anos de idade. Seu corpo foi velado hoje, sábado (14/10/2017), no Cemitério Martinho Lutero, em Porto Alegre. A cerimônia de adeus ocorreu às 16h. O corpo do Gregol será levado ao Crematório de Canela.
Gregol foi casado com Verena Daroldi Gregol.
Giovani Gregol era professor de História em escolas de 1º e 2º Graus. Foi vereador pelo PT em Porto Alegre em duas legislaturas, 1989/1992 e 1993/1996. Foi Secretário do Meio Ambiente da Capital gaúcha sucedendo Caio Lustosa, na gestão de Tarso Fernando Herz Genro. Depois, integrou o PV e, ultimamente, participava do PMDB.
Como militante ambientalista, participou de forma atuante na efetivação do Parque Estadual de Itapuã, na criação de diversos grupos ecológicos, como, por exemplo, o Grupo Deite na Grama, na realização do primeiro encontro estadual de entidades ecológicas realizado em Santa Maria, em 1984, dentre outras realizações. Como vereador, teve atuação muito forte na proteção aos animais e na defesa de praças e da arborização de Porto Alegre.
Essa foto,que ilustra o obituário, e que tem o (c) do fotógrafo, permite vislumbrar o idealismo do Giovani Gregol. Ele foi verdadeiro, valente, e um dos maiores mantenedores da Agapan, por um largo tempo.Se mais uma palavra pudesse descreve-lo, talvez a da misericórdia, para com seus amigos. A grande honra que a cidade de Porto Alegre proporcionou ao Dalai Lama do Tibete, Tenzin Gyatzo, foi a de ter colocado, como um de seus anfitriões, o vereador GIOVANI GREGOL. Aos familiares e a todos, meus abraços.