CEA proporá ao Conselho do Meio Ambiente de Rio Grande apuração de responsabilidades por incêndio

ceaNovamente o fogo produziu danos ambientais ao Banhado 25, localizado às margens da BR-392, próximo à localidade de Domingos Petrolini, no Município de Rio Grande, sul do Rio Grande do Sul. O fato ocorrido na quinta-feira (23/4) será levado ao conhecimento do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Rio Grande (COMDEMA) pelo Centro de Estudos Ambientais – CEA, entidade associada à APEDeMA/RS. 

Denuncia a entidade que uma equipe da ‘empresa concessionária que arrecada com o pedágio na rodovia pública federal esteve no local’ e não teria tomado nenhuma providência para combater o incêndio. No entender do CEA, ‘caberia à concessionária em questão investir em ações preventivas, como placas indicativas da existência dos banhados, sua relevância ecológica e a vulnerabilidade ao fogo’. 

No CONDEMA, o CEA proporá que sejam apuradas as responsabilidades pelos danos ambientais causados pelo incêndio e que ‘seja avaliada a possibilidade de transformar a referida zona úmida em uma unidade de conservação municipal, visto que grande parte da área já é pública e pertence ao estado do RS, pois se encontra no interior da quase abandonada Estação Experimental de Horticultura da Fepagro Sul, a qual já sediou diversas atividades do Programa Mar de Dentro, no inicio da década de 2000, como tratativas para uma política ambiental voltada para a proteção das orquídeas da região e geração de renda ao pequenos agricultores.

Fonte: noticiário do CEA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s