AGAPAN participou do desfile de carnaval em Porto Alegre

 

Zoravia e Adriane
Artista Plástica Zoravia Bettiol e a Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Zoravia Bettiol, artista plástica e integrante da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), foi destaque como a deusa grega Demeter, no carro alegórico Agricultura Familiar – Pequena Propriedade Rural da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel, de Viamão,  no desfile de rua de Porto Alegre na madrugada de sábado para domingo (6 para 7/2/2015).

A artista criou sua fantasia, uma interpretação da deusa olímpica da agricultura e das plantações. Ela usou tons terrosos e há detalhes com trigo e uva estilizados.

Demeter, a deusa grega da agricultura, das plantações, das colheitas e das estações do ano, era filha de Cronos e Réia. Ela p

agapan no carnaval de porto alegre
À esquerda Liana Galant e no primeiro plano Maria Melgarejo

ropicia os bens terrestres e seus atributos são o trigo e o narciso e seu pássaro é o grou.

Atualmente, Demeter se insurge contra os agrotóxicos e os transgênicos e luta, juntamente com os ambientalistas, para trazer harmonia na natureza e bem-estar e saúde para os seres humanos.

ECOCARNAVAL

Assim como Zorávia, integrantes e simpatizantes da Agapan participaram da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel, de Viamão, no Carnaval 2016 de Porto Alegre.

Com o tema Brava Gente Brasileira: As Mãos Que Alimentam a Nação Brasileira, a Unidos da Vila Isabel entra na avenida na noite de sábado para domingo (6 para 7/2, às 2h) com quase 1.500 componentes, quatro carros alegóricos e 19 alas, sendo a ala “Brasil, Terra Abençoada” tem como integrantes os ambientalistas da Agapan. Já a Bateria, com 180 ritmistas, há quatro anos é eleita a “Bateria nota 10”.

“A Agapan se sente honrada pela oportunidade de participar do evento mais representativo da cultura popular brasileira, através de uma escola com a importância da Unidos da Vila Isabel, mais ainda porque a Escola traz no seu enredo o tema da agricultura familiar, da agroecologia, da alimentação limpa e da reforma agrária, homenageando um amigo de todos que defendem essas causas, o saudoso ex-deputado Adão Pretto”, destaca o presidente da Associação, Leonardo Melgarejo.

Adriane Zoravia Leonardo
Adriane, Zoravia e Leonardo

 A seguir, texto do presidente da Associação:

Mas afinal me diga porque,
insiste em prevalecer a produção que envenena e mata…”

A Escola Unidos da Vila Isabel trouxe para o carnaval gaúcho deste ano, com sua coragem e alegria, os temas delicados da Agricultura Familiar, da Produção de Alimentos Saudáveis, da Reforma Agrária e da Agroecologia. Mostrou, com a humildade e o despojamento honestos de uma escola enraizada no povo, em um desfile alegre e comprometido, que estas questões são atuais e merecem atenção geral. A Escola homenageou um homem do povo, um homem que saiu das barracas de lona preta e se tornou referência na Câmara Federal.  Adão Pretto, uma voz forte e clara na defesa de pessoas modestas e despojadas, sempre revelando a indignação de quem vê, mas não entende por que “insiste em prevalecer a produção que envenena e mata,… se existe neste lugar quem faça com o coração, caleja as mãos e alimenta a alma.”

A AGAPAN se orgulha e agradece pela oportunidade de cantar com a Vila Isabel a música mais linda das passarelas deste ano. Participar deste ato politico, incorporado à maior festa popular brasileira, marca a história de nossa entidade e reforça nossos compromissos com A VIDA SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR.

Como mostra a crise ambiental que acaba de derrubar milhares de árvores em nossa cidade, como revelam as denúncias do Coletivo A Cidade Que Queremos, as facilidades e os destaques assegurados a interesses privados e a invisibilidade oferecida às denúncias trazidas com simplicidade e alegria, pela Vila e tantos outros cidadãos de nosso Estado, dificultam, mas não impedirão que os gaúchos se ergam pelo apoio à agricultura familiar… “ gente humilde que sempre quis.. igualdade e fartura a todos, energia do povo, agricultura do país”.

Agradecemos ao presidente Cléber e a todos e todas da Vila Isabel, pela honrosa  oportunidade de estar com eles e assim reforçar nossa consciência de que cabe a todos……”cultivar, cuidar, amar, colher … a esperança do amanhecer”.

      Texto de Leonardo Melgarejo, Presidente da Agapan

Edição sobre textos de Adriane Bertoglio Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s