Nesta quarta-feira (22/5), Dia da Biodiversidade, a Associação Amigos do Meio Ambiente – AMA, de Guaíba, participou de uma segunda reunião com o Ministério Público local sobre a recuperação do Arroio Passo Fundo.

O encontro contou com presença expressiva de representantes da Prefeitura Municipal, da Fepam e da Corsan e, representando a sociedade civil, a União das Associações de Moradores de Guaíba – UAMG e a AMA.
Eduardo Quadros, que representou a AMA no encontro, destaca que um produtor de arroz que retirava água do Arroio para a sua plantação teve o pedido de outorga negado pelo Departamento de Recursos Hídricos e terá que realizar a irrigação a partir de outra fonte. Com isto, o Arroio terá mais água para diluir a sua poluição. Para o DRH, não se pode irrigar uma plantação de arroz a partir de água imprópria para uso.
Foi dito que realmente, como a AMA há anos denuncia, a mata ciliar de grande parte do Arroio foi suprimida.
A promotora de Justiça que representou o MP na reunião, Ana Luiza Domingues de Souza Leal, afirmou que os proprietários das terras próximas ao Arroio Passo Fundo serão chamados para que firmem um termo de compromisso de forma a adequarem-se à legislação e assumam a recuperação da mata ciliar. Eduardo comemora o fato acreditando que, finalmente, as margens do Arroio serão reflorestadas.
Também foi tratado o lançamento do esgoto no Arroio. A Prefeitura Municipal comprometeu-se publicamente passar informações à população que habita próximo ao Arroio sobre a sua importância ambiental e para a saúde publica. O Município deverá viabilizar a instalação de uma ecobarreira para retirar os resíduos sólidos lançados irregularmente ao curso d’água. Também fará desassoreamento e desobstrução aonde for necessário.
O representante da AMA na reunião considera que “se tais operações tiverem êxito será menos lixo indo para o Lago Guaíba e a água fluirá, não ficando estagnada junto às comunidades de São Luiz, São Jorge e Primavera, diminuindo o odor e a concentração de gases na atmosfera”.
E finaliza: “nossa leitura é de que estamos avançando. Seguimos acompanhando e cobrando estas ações, para que de fato sejam realizadas e que sejam feitas de maneira adequada! Estamos de olho!”
CONVITE
A AMA convida a comunidade para o Dia Municipal do Arroio Passo Fundo, comemorado no próximo dia 31, conforme Lei municipal proposta pela AMA. Haverá um abraço simbólico ao Arroio, na Ponte da Estrada que vai para a Barra do Ribeiro, logo após o Posto de Saúde da São Jorge, às 14h. Apoiam a iniciativa a Organização das Associações de Moradores, UAMG, AMA e a SOS Mata Atlântica.