Debate sobre Ameaças e Impactos de Monocultivos é nesta terça, dia 9/4

Captura de Tela 2019-04-07 às 01.47.31.pngesta terça-feira (9) a Amigos da Terra Brasil, associada da APEDeMA/RS, e WRM (World Rainforest Movement) promovem o debate público sobre as Ameaças e Impactos dos Monocultivos de Árvores e das Árvores Transgênicas. Com representantes de diferentes regiões nacionais e internacionais, como Argentina, Chile e Estados Unidos, relatando as condições atuais desta temática aqui no estado e demais regiões.

Conhecidas como Deserto Verde e Árvores Frankenstein, a monocultura e a transgenia tem se tornado um tema polêmico no setor ambiental, social e econômico. A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) estimava, em 2011, 6,3 milhões de hectares a área de florestas plantadas no Brasil – 4,5 milhões em eucalipto e 1,8 milhões em pinus. A projeção é de números ainda maiores hoje, girando em torno de doze milhões.

Na questão da transgenia, o desconhecimento dos resultados a médio e longo prazo é um dos principais fatores de debate, uma vez que as pesquisas são recentes, iniciadas a partir das últimas três décadas. Hoje apenas três países no mundo aprovam a utilização de árvores transgênicas: Estados Unidos, China e recentemente o Brasil. 

Pensando ainda a relação das corporações, compradoras de imensos territórios para a produção de Monocultivo de Árvores, quais os impactos ambientais e sociais com os territórios, o uso intensivo de agrotóxicos e os conflitos com as populações que, historicamente, vivem nessas áreas. Este encontro propõe um aprofundamento nestas questões.

O evento ocorre no Clube de Cultura, a partir das 19h30. Para participar não é necessária inscrição prévia e o acesso é gratuito.

Serviço:

  • O quê: Debate Ameaças e Impactos dos Monocultivos de Árvores e das Árvores Transgênicas
  • Quando: Terça-feira, 09/04 às 19h30min
  • Onde: Clube de Cultura — Av. Ramiro Barcelos, 1853 Porto Alegre, RS Brasil
  • Entrada: gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s