Entidades da APEDeMA participam de reunião do CONSEMA

O novo presidente, Paulo Pereira, se apresentou como secretário adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura –  e egresso da pasta de Minas e Energia. Elogiou os avanços do CONSEMA.

Duas das entidades ambientalistas, entre outros conselheiros,  se manifestaram:

  • O InGA (suplente da IGRÉ) entregou documento intitulado “Contribuição para superarmos o Apagão Ambiental e a insustentabilidade ecológica no Rio Grande do Sul”.
  • A MIRA-SERRA, de modo complementar, repassou ao presidente do CONSEMA duas publicações básicas para o exercício da função na SEMA: “Mapeamentos para a conservação e recuperação da biodiversidade na Mata Atlântica: em busca de uma estratégia espacial integradora para orientar ações aplicadas” e “Áreas de Preservação Permanente e Unidades de de Conservação X Risco” (ambas publicadas pelo MMA), além dos impressos de divulgação da ONG e da RPPN MIRA-SERRA. O material permaneceu sobre a mesa.

Foram aprovados o Relatório Anual  2018 bem como a Alteração nas Câmaras Técnicas Permanentes do CONSEMA e suas composições.

Quanto à revogação da Resolução CONSEMA nº 275/2012, a plenária aprovou o encaminhamento da matéria para a Câmara Técnica Permanente de Mineração (CTPMINER).

As entidades ambientalistas da APEDeMA-RS estão preocupadas com a fusão do Meio Ambiente à Infraestrutura. Como o órgão licenciador de atividades/empreendimentos com potencial impacto ambiental poderá analisar requerimentos de obras demandados pela própria Secretaria? Questões como esta serão tema de reunião destas ONGs para adequado encaminhamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s