
Longa matéria do Jornal do Almoço na RBS TV nesta quarta-feira (16/1/2019) destaca a poluição no Arroio Passo Fundo, que desagua no Guaíba próximo à cidade de mesmo nome. A luta contra a poluição no Arroio é destaque na atuação da AMA – Associação do Meio Ambiente de Guaíba, associada da APEDEMA/RS. Também a União das Associação dos Moradores de Guaíba apresenta análises químicas em que concluem que a poluição se dá por dejetos industriais, de esgotos, e da agricultura.
Eduardo Quadros, da AMA, destaca que a poluição é conhecida dos órgãos de fiscalização e que a atuação deles é ineficaz. A apresentadora do programa de TV, ao final, informou que a FEPAM disse que fiscaliza normalmente a empresa que seria uma das fontes de poluição e que nada há de irregular. A Prefeitura Municipal informou que contratou a CORSAN para tratar 100% do esgoto das habitações da região num prazo de cinco anos, a partir de 2018 – o secretário da agricultura entende que “apenas 20% da poluição teria como causa a empresa”.
Eduardo, que é Engenheiro Ambiental, acompanha a situação do Arroio há 20 anos. A poluição não seria apenas dos esgotos, mas química, originada em empresas, informou a comunidade. Aparelhos da região, como ar-condicionados, geladeiras, tem vida curta na região pois tudo é oxidado. Eduardo exige que sejam realizadas análises da presença de resíduos de metais na água para poder localizar as empresas causadoras. As imagens da reportagem mostram muito lixo.
A reportagem da RBS não cita atuação do Ministério Público.
- Veja a matéria
- Mais sobre a AMA: site e Facebook