Em 13 de julho, Eduardo Raguse (AMA – Guaíba) e Mateus Raguse (AMA), Rafael Altenhofen (UPAN), Lisiane Becker (Mira-Serra) e Gerhard Overbeck (Igré), estiveram presentes representando as entidades ambientalistas na 201ª Reunião Ordinária do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente do RS.
O resumo seguinte integra a. página da AMA – Guaíba, que, na ocasião, solicitou para fazer parte da Câmara Técnica Permanente de Controle e Qualidade Ambiental. Sobre uma proposta de Resolução a respeito da faixa de domínio, as entidades ambientalistas – AMA, UPAN, Mira-Serra e Igré, solicitaram vista da minuta apresentada diretamente para o colegiado para examinarem com mais alma o assunto.
Na parte final do encontro, em assuntos gerais, o Instituto Mira-Serra solicitou providências quanto à situação dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) públicos no RS, o assunto foi encaminhado para a CTP de Biodiversidade.
O Mira-Serra ainda solicitou inclusão na pauta da próxima reunião do CONSEMA a apresentação do Programa de Incentivo às PCHs, lançado pelo Governo do Estado, neste mesmo dia.