A AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural vai promover em 19 de junho, próxima segunda-feira, a palestra do educador José Maria Tardin sobre “Agroecologia: a Herança dos Povos Tradicionais”.
O encontro ocorrerá no Clube de Cultura (rua Ramiro Barcellos, 1853, com início às 19h e sob a mediação do presidente da entidade, Eng. Agrônomo Leonardo Melgarejo.
- Quem é Jose Maria Tardin?
- É integrante do Conselho Gestor e educador na Escola Latino-Americana de Agroecologia – ELAA localizada no assentamento Contestado, Lapa-PR, criada pela Via Campesina Brasil em 2005.
- Atua na formação em agroecologia nas escolas técnicas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná – MST, em cursos de especialização em agroecologia organizados pelo MST em parceria com Universidades Federais, cursos de licenciatura em ciências da natureza com Universidades Federais e Estaduais, no Instituto Latino-Americano de Agroecologia – IALA, em Sabaneta, estado de Barinas, na Venezuela, no IALA Guarany, no Paraguai, IALA Amazônico, no assentamento Zumbi dos Palmares, em Paraupebas, estado do Pará e na Escola Nacional de Agroecologia, no Equador.
- Participa da coordenação da Jornada de Agroecologia, no Paraná, desde 2001, que anualmente realiza um evento de quatro dias com participação média de 4.000 (quatro mil) pessoas.