AMA-Guaíba realiza roteiro ambiental e histórico com Grupos de Escoteiros

Aproveitando a estiagem e o sol do dia 3 de junho, 7 grupos de escoteiros do 2° Distrito Escoteiro de Porto Alegre foram recebidos em Guaíba pela AMA, para realização de atividades ligadas ao 26º Mutirão Nacional Escoteiros de Ação Ecológica – MUTECO, a maior ação conjunta dos Escoteiros do Brasil em prol do meio ambiente, em que anualmente milhares de jovens de todo país realizam mutirões e ações de educação ambiental.

Os 60 participantes foram conduzidos pelo Eng. Ambiental e Coordenador da AMA, Eduardo Quadros, a partir da hidroviária, por uma caminhada pela Beira onde puderam conhecer a captação de água da CORSAN que abastece a cidade, verificaram a grande quantidade de resíduos na areia do Guaíba, aprenderam sobre a importância da mata ciliar e a preservação das águas, sobre os impactos socioambientais da planta de produção de celulose e sobre a Ilha das Pedras Brancas. Após este momento a caminhada seguiu pela Av. Sete de Setembro onde foi possível conhecer um pouco da história da Bica da Sete (onde a população local se abastecia de água), observaram também os processos erosivos da encosta do morro.

Chegando ao acesso do Parque Natural Municipal Morro José Lutzenberger, na Rua Rodolfo Zenker, o grupo se espantou com a grande quantidade de resíduos sólidos dispostos irregularmente no local (problema crônico daquele ponto). Ao adentrar na floresta o grupo foi convidado a ficar em silêncio e respirar fundo para poder perceber o cheiro da terra e do mato molhado, ouvir o som dos pássaros e do vento nas folhas, e notaram também que a temperatura estava muito mais amena e o ar mais puro. Neste momento puderam conhecer algumas espécies de flora do Morro, e foram incentivados pelo Biólogo Felipe Schenkel à estudar a botânica e a biodiversidade de nossos ambientes naturais.

Os biólogos Flávio Klein e Solange Zílio, fundadores da AMA, contaram um pouco sobre o trabalho de José Lutzenberger que sempre falava da importância da preservação desta área no município de Guaíba.  A trilha seguiu até a nascente que dá origem à Bica da Sete, onde também conheceram um pouco do projeto de pesquisa que o estudante de Biologia Mateus Quadros está desenvolvendo para conhecer as comunidades de abelhas e vespas no Parque. Como retribuição aos aprendizados da mata, os escoteiros realizaram mutirão de limpeza, recolhendo aproximadamente 300 kg de resíduos, deixando sua marca positiva na Unidade de Conservação.




 

À tarde o roteiro teve como foco o patrimônio histórico de Guaíba, uma das bandeiras de luta da AMA. Subiram pela escadaria 14 de Outubro até o Sitio Histórico composto pelo Cipreste, e a Casa de Gomes Jardim e seu entorno, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS – IPHAE. A viagem no tempo, desde a fazenda de Antônio Ferreira Leitão até o início e fim da Revolução Farroupilha, foi conduzida por três gerações da família Leão, representadas por Dona Iris e Seu Gaston, seu filho Bolívar, e a neta Mariana.


O roteiro experienciado pelos escoteiros reforça a materialização de um projeto de município que desenvolva sua vocação turística baseada na valorização e conservação de seus patrimônios naturais e histórico/culturais. O que se evidencia na avaliação encaminhada pelo grupo: “…O dia ajudou, parece que tudo conspirou para que fosse perfeito e inesquecível, parabéns pelo belo trabalho de conservação da história, do meio ambiente, e a união desses elos da humanidade que muitas vezes são esquecidos ou deixados em segundo plano, pelos afazeres do dia-a-dia, mas que pessoas como vocês e a família Leão, não permitem o total esquecimento, e fazem pessoas como nós, lembrarmos de todas essas importâncias.”

A AMA agradece a visita dos Grupos de Escoteiros Albert Schweitzer, Arno Friedrich, Caiapós, Dom Bosco, George Black, Plácido de Castro e Guia Lopes!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s