Palestra de Carlos Nabinger sobre o Pampa é nesta terça, 9/8

Captura de Tela 2016-08-07 às 12.47.28No Ciclo de Palestras 2016 da Fundação Gaia, o professor Carlos Nabinger, Graduado em Agronomia e Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, palestrará dia 09 de agosto, as 19h30, na Fnac Barra Shopping Sul, entrada franca sobre “Os campos sulinos, representados no Brasil pelos Campos de Altitude e pelos campos do Bioma Pampa”.

Os campos sulinos são patrimônios naturais, porém a maioria das pessoas ainda os vêm apenas como uma forma de produzir gado ou, ainda pior, apenas como reserva de terra para praticar outras formas de agricultura. Na verdade, o valor dos campos reside no fato de que a natureza decidiu que esse é o tipo de vegetação mais adequado para a maior parte dessa região, permitindo sequestrar carbono atmosférico, conservar e melhorar os solos, filtrar e armazenar as águas, manter uma fauna particular associada além de constituir paisagens de valor cênico inigualável.

Portanto, os campos são multifuncionais, e a produção de gado é apenas uma de suas funções. O que se pretende é apresentar as causas dessa substituição e apontar os potenciais produtivos e de prestação de serviços ecossistêmicos dos campos sul-brasileiros sugerindo ações no âmbito das propriedades rurais e das políticas públicas que levem a uma maior valorização desse formidável recurso, em harmonia com outras formas de ocupação dos territórios involucrados. Não perca!

Serviço:

Palestra com prof. Carlos Nabinger

Tema: Estado atual da conservação do pampa gaúcho

Dia 09/08/2016, 3ª feira  às 19h30

Na Fnac Barra Shopping Sul – Porto Alegre/RS

Entrada Franca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s