Ludwig Buckup é Professor Emérito da UFRGS

Captura de Tela 2016-04-13 às 15.22.26
Ludwig Buckup (Fotografia: Gustavo Dihel)

Em cerimônia solene realizada nesta terça-feira, 12/4, o Professor Ludwig Buckup recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul das mãos do Reitor Carlos Alexandre Netto.  Buckup é conselheiro da  ONG IGRÉ, associada da APEDeMA/RS e uma longa atuação em defesa do patrimônio natural.

Estiveram presentes a esposa e também Professora aposentada da UFRGS Georgina Bond Buckup, familiares e amigos.

Diz o noticiário da UFRGS:

A trajetória do professor Ludwig Buckup na UFRGS não é apenas longa – foram 55 anos de vínculo com a Universidade. É sobretudo uma trajetória rica e ampla, que deixou marcas no ensino, na pesquisa e na extensão. A história, iniciada como aluno do curso de História Natural da UFRGS na década de 50, foi apresentada pela professora Paula Beatriz de Araújo, oradora da sessão solene que outorgou nesta terça-feira, dia 12, na Sala dos Conselhos, o título de professor emérito a Buckup. Emocionada, a professora, que foi orientada por Buckup, destacou o exemplo inspirador do homenageado e a sua vasta produção científica, atuação na proteção ambiental e promoção da cultura no Estado.

Descendente de imigrantes alemães, Buckup nasceu em 1932, em São Paulo, e veio para o Rio Grande do Sul para estudar na UFRGS, onde se graduou em 1954 em História Natural. Foi um dos primeiros bolsistas brasileiros do DAAD (serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e recebeu convite para fazer doutorado na área da Entomologia (estudo dos insetos). Em apenas dez meses depois de sua chegada em Tübingen, concluiu sua tese de doutorado e obteve aprovação com láurea. No retorno ao Brasil, começou suas atividades profissionais na UFRGS, atuando no ensino, na pesquisa, na extensão e na formação de recursos humanos até seu afastamento definitivo em 2010, incluídos os 20 anos de atuação voluntária como professor colaborador convidado.

Buckup também assumiu várias tarefas na administração universitária e no ambiente cultural e científico da cidade de Porto Alegre. Como pró-reitor de Extensão, no período de 1980 a 1984, coordenou a criação do Programa Unicultura, com seus projetos Unimúsica, Unidança, Unicena, Doze-e-Trinta e Seis-e-Meia e Uniartes. Também instituiu o Projeto Prelúdio, com o objetivo de estimular o interesse pela música erudita e a atuação em instrumentos musicais clássicos. Fora da UFRGS, presidiu a Fundação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e possibilitou uma aproximação da OSPA com a UFRGS que perdura até hoje, com a realização de um concerto mensal no Salão de Atos da Universidade.

Na área científica, o professor emérito participou intensamente na criação e em conselhos de várias entidades: Sociedade Brasileira de Carcinologia, Projeto RONDON, Conselho Federal de Biologia, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), Conselho Municipal do Meio Ambiente e Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul.

O reitor Carlos Alexandre Netto presidiu a sessão e agradeceu a dedicação de Buckup à UFRGS, salientando o empenho do professor na construção da posição de destaque que a Universidade ocupa atualmente, de reconhecida excelência. Netto afirmou ainda que o amor de Buckup “por tudo o que faz e pela nossa Universidade” é um exemplo.

Agradecendo a homenagem, Buckup contou algumas passagens da sua trajetória e conclamou seus antigos alunos e atuais professores e pesquisadores a manter o compromisso com um saber acadêmico que tenha relevância social e com uma universidade capaz de promover a transformação da sociedade.

Veja mais fotografias da Cerimônia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s