ABEPAN lança o Portal do Resíduo Doméstico em homenagem a Luiz Augusto Signor, recentemente falecido

Luiz Augusto Signor (Fonte: Facebook da ABEPAN)
Luiz Augusto Signor (Fonte: Facebook da ABEPAN)

Em comemoração aos 26 anos anos da Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural Luiz Augusto Signor, assim denominada em homenagem ao seu fundador, Luiz Augusto Signor, recentemente falecido, a entidade lançou o Portal do Resíduo Doméstico. Saiba mais em residuodomestico.com.br.

Signor era o atual Secretário Municipal do Meio Ambiente. Em 26 de agosto, sofreu traumatismo craniano ao cair em sua residência. Faleceu aos 66 anos no dia 29 do mesmo mês após duas paradas cardíacas no Hospital Tacchini.  Era diabético e hipertenso.

Seus amigos da ABEPAN publicaram a seguinte homenagem:

O dom para trabalhar com conscientização era único. Luiz Signor, como era conhecido, sempre pautou sua vida, como ambientalista, para a educação ambiental. Fazer com que os jovens crescessem com uma consciência ecológica era primordial.

Quando encabeçou a ideia de fundar uma entidade voltada às questões ambientais, foi taxado de louco, visionário. Poucos tinham noção de desenvolvimento sustentável. Esses poucos acreditaram na ideia e o ajudaram a fundar e manter a Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN, cujo início das atividades foi em 13 de setembro de 1989.

Captura de Tela 2015-10-02 às 08.41.49Luiz, no decorrer de sua vida, conquistou credibilidade e alcançou o sucesso desejado. Entre suas vitórias, ser eleito Vereador e presidir a Câmara de Vereadores, assumindo a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves em algumas oportunidades, garantiram segurança para fundar a ABEPAN.

Na história da entidade, destacam-se os inúmeros projetos e campanhas idealizadas por Luiz Signor, sempre primando pelo bem estar da sociedade, garantindo um futuro melhor para as presentes e futuras gerações. O Projeto “Beija-Flor, Meio Ambiente na Escola” já capacitou milhares de crianças, que passaram por um processo de aprendizagem e foram certificadas com a carteirinha de Agente da Natureza. A promoção das duas primeiras edições da FIEMA Brasil, os inúmeros mutirões de limpeza, as milhares de palestras, as oficinas de separação de lixo, os belos passeios ecológicos, os repovoamentos de alevinos, as distribuições de centenas de milhares de mudas e muitas outras iniciativas fizeram parte da história da entidade.

Tal história não acaba por aqui, pois a equipe da ABEPAN manterá vivo o desejo de Luiz em garantir a sustentabilidade de nossa população.

Nós – diretoria, associados, funcionários e colaboradores da ABEPAN – agradecemos por tudo o que nos foi deixado como legado. Uma história exemplar para Bento Gonçalves e região, que, sem dúvida alguma, ficará marcada em nossos corações. Faremos o possível para darmos continuidade ao seu trabalho.

Prestes a completar 26 anos de fundação, a Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN comemorará seu primeiro aniversário longe de seu fundador, mas com a certeza de que, de onde estiver, observará sua “menina dos olhos” seguindo em frente, como sempre desejou.

Muito obrigado, Luiz Augusto Signor.

A nota da Prefeitura Municipal disse o seguinte:

Nasceu em 17 de agosto de 1949, em Bento. É filho dos agricultores Josefina Tessari e Vicente Jardim Signor. Nasceu e se criou no bairro Vila Nova, que, na época, era zona rural.

Signor desempenhou uma função pública muito relevante para Bento Gonçalves. Em 1964, ingressou na Farina Componentes Automotivos, onde permaneceu por 13 anos. Sua trajetória política iniciou nos bancos escolares. Em 1975, foi eleito presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Mestre Santa Bárbara. Sua vocação para a proteção da natureza fizera com que já em 1976, como líder estudantil, promovesse a primeira gincana ecológica do município.

Em 1976, foi eleito vereador pela Arena, para um mandato de quatro anos, que tornou-se seis, por determinação do Governo Militar. Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores em 1983. No cargo, assumiu a Prefeitura três vezes quando ausente o então prefeito Fortunato Janir Rizzardo.

Em 1989, fundou a Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (ABEPAN), uma entidade que tem por objetivo para trabalhar em prol da preservação da qualidade do ar, da água, do solo, da flora e fauna de Bento Gonçalves e outros municípios da região Nordeste do Estado, onde exerceu o cargo de presidente por 21 anos. Foi na entidade que Luiz Augusto Signor deu sua maior contribuição para o meio ambiente e a sustentabilidade do Município. Foram inúmeras ações, projetos, eventos e atividades principalmente na educação ambiental e proteção da natureza.

Foi Presidente do Clube Esportivo em 1978 e, com grande atuação comunitária e voluntária, era membro do Lions Clubs International e cozinheiro profissional, cujo talento culinário era dedicado a inúmeros eventos beneficentes e sociais.

Teve a ecologia como uma de suas preocupações constantes. Luiz Augusto Signor se auto definia como uma pessoa que gostava de plantar árvores, de cuidar de hortas e de cozinhar. Em seus 66 anos de vida plantou milhares de árvores no município.

O prefeito Guilherme Pasin decretou luto oficial por três dias no município. “Uma pessoa de personalidade ímpar, trabalhadora, humilde por sua própria natureza. Homem de grande valor e de enorme relevância social, deixa um legado vida inesquecível. O seu exemplo de vida privada e em sua missão pública sempre nos guiará”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s