Ambientalistas reúnem-se com Procuradora da República

PR
Foto EcoAgência: Héverton Lacerda (Agapan), Julio Alt (Mogdema), Paulo Brack (Apedema) e Procuradora Geral da República Patrícia Weber

Os representantes da APEDEMA/RS – Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do RS, do Movimento Gaúcho em Defesa  do  Meio  Ambiente – Mogdema, do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, InGá, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Agapan, e o Núcleo de Ecojornalistas do RS, reuniram-se nesta terça-feira (25/8/2015) na sede do MPF em Porto Alegre, com a procuradora do Núcleo Criminal Especializado, Procuradora da República Patrícia Maria Núñez Weber.

O grupo manifestou à procuradora as preocupações devido à fragilização dos órgãos de proteção ambiental do Estado. Em resposta, a procuradora vai solicitar uma reunião conjunta com o coordenador do Núcleo Ambiental da Procuradoria, Dr. Nilo Camargo. No documento entregue, os ambientalistas relatam que “técnicos concursados na área ambiental estão sendo alijados dos processos de decisão técnica protetiva”, referentes ao licenciamento, em favor da participação de outros agentes políticos ou econômicos na gestão ambiental.
Os ambientalistas também buscavam informações sobre o andamento das duas ações penais (5088545-61.2014.4.04.7100 e 5090946-33.2014.4.04.7100) decorrentes do inquérito da Polícia Federal referente a Operação Concutare. Segundo a Dra. Patrícia, após as duas denúncias feitas à 7ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Porto Alegre ao final de 2014, cujo resultado foi o afastamento dos cargos e a demissão dos acusados bem como o bloqueio dos seus bens e patrimônio, a fase atual do processo é de inquirição das testemunhas. Uma terceira denúncia deve ser feita, mas os detalhes não foram divulgados.

Fonte: Jornalista Eliege Fante/EcoAgência de Notícias – Texto: Imprensa Agapan com colaboração da EcoAgência

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s