Registro: APEDeMA/RS representada na posse do novo comandante do Batalhão Ambiental

Captura de Tela 2015-03-29 às 22.38.42
Ten.Cel. Altemir, ao centro, novo Comandante – à esquerda, o Major Rodrigo, comandante operacional em todo Estado do Rio Grande do Sul. À direita, Eduíno.

Eduíno de Mattos, da ONG Solidariedade e da Coordenação da APEDeMA/RS, esteve representando as entidades que coordena na posse do novo comandante do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, no último dia 18/3, no quartel do Batalhão, em Porto Alegre. Na ocasião, o Cel. PM Ângelo Antônio Vieira da Silva passou o comando ao Ten-Cel PM Altemir Silva de Lima.

Também se fez presente a Jornalista Gelcira Teles, Coordenadora-Executiva da ONG Mira-Serra.

Do histórico, no site da Brigada Militar:

O trabalho da polícia de proteção ambiental se tornou oficial em 05 de maio de 1989 com a criação do Grupamento Florestal. À época, 53 policiais militares foram  especializados para a proteção ao meio ambiente, visando a atender um convênio do Comando-Geral da Brigada Militar e Ibama.  O Grupamento Florestal  realizava  fiscalizações no Estado, em conjunto com técnicos do órgão federal. 

Em 1991 começavam a aparecer as primeiras Patrulhas Ambientais – as Patrams –  em Montenegro, Estrela e Pelotas. O convênio com o Ibama se extinguiu em 1993. Surgiu, então,  o Esquadrão Ambiental, vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon), em Porto Alegre. Ao mesmo tempo, foram formadas Patrams em diversas cidades.

Em 22 de janeiro de 1998 foi criado o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA),extinguindo o Esquadrão. A missão inicial era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana, preparando o caminho para incorporar as Patrams do interior do Estado. Isso ocorreu em 2001, quando o BPA foi reorganizado, atuando com 7 Companhias Ambientais e agregando todas as Patrams.

Com nova reformulação, em 12 de maio de 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar com três Batalhões Ambientais. O CABM foi instalado oficialmente por portaria do Comando-Geral da Brigada Militar em 15 de julho de 2005, quando se comemora seu aniversário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s