Assine petição em favor da Chapada dos Veadeiros, pede o Movimento Roessler

2013-11-25 22:56:51 +00001O Movimento Roessler de Defesa Ambiental, de Novo Hamburgo/RS, associado da APEDeMA/RS, está apoiando a campanha contra a aprovação de um Plano de Manejo ‘frouxo’ para a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, situada no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado em Goiás.  O parque, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
Muitos de nossos associados conhecem a Chapada dos Veadeiros.

Conta Arno Kayser, presidente do Movimento Roessler, que as belezas da região estão sendo ameaçadas – “O temor é que se permita o uso de agrotóxicos, pratique-se mineração e outras atividades danosas a está área tão rica em biodiversidade e águas limpas. quando boa parte do Brasil pede por águas limpas, não podemos permitir que um dos tesouros naturais do país seja ameaçado desta maneira”, concorda.
“Nós do Movimento Roessler estamos apoiando a iniciativa e estamos pedido apoio de vocês também assinando a petição pública”, diz.  
Segue também um resumo do que andam querendo fazer.
A situação
A proposta para o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto (englobando a Chapada dos Veadeiros e entorno), apresentada em dezembro de 2014, permite a pulverização aérea de defensivos agrícolas (agrotóxicos), empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região da Chapada dos Veadeiros.
Considerando que o plano de manejo é uma importante ferramenta para a gestão do território e uma das poucas ferramentas jurídicas que podem ser usadas para controlar empreendimentos com atividades de grande impacto, a proposta apresentada oferece sérios riscos socioambientais para a região.
A região da APA é de grande importância para o abastecimento da bacia do Rio Tocantins, para a biodiversidade e para o ecoturismo brasileiro. A aprovação dessa proposta para o Plano de Manejo é mais um passo em direção à extinção do bioma Cerrado. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s