Dia do Bioma Pampa: olhares sobre a biodiversidade, a economia e a cultura

O Dia do Bioma Pampa, 17 de dezembro, vai ser comemorado em Porto Alegre com uma mesa redonda intitulada “Um olhar sobre o horizonte“. O biólogo Eduardo Vélez, pesquisador da Rede Campos Sulinos, vai apresentar a biodiversidade do Bioma através de uma mostra das paisagens, da flora e da fauna. Ele abordará também aspectos da nova Lei 12.651, de Proteção de Vegetação Nativa, o antigo Código Florestal, e a conversão dos campos que vem ocorrendo em função da expansão da agricultura.  O professor do Departamento de Plantas forrageiras e Agrometeorologia da UFRGS, Carlos Nabinger, representante da Fundação Gaia, vai tratar das formas de manejo sustentável da pecuária que proporcionam maior produtividade nos campos, melhoram os serviços ecossistêmicos e promovem a qualidade diferenciada do produto, uma carne mais saudável.
 
O Coletivo Catarse sera sera representado por Tiago Rodrigues, que vai abordar a realização do documentário Carijo. O trabalho busca valorizar uma cultura ancestral, de raiz indígena e em fase de extinção, mas que é base histórica da produção da bebida símbolo do Rio Grande do Sul: o chimarrão.  A engenheira florestal Sílvia Pagel, representante do Mogdema, fará a moderação.
  • O evento acontecerá no Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS, na rua Ramiro Barcelos, 2705, às 19h da próxima quarta-feira.O bioma Pampa foi reconhecido oficialmente só 2004 pelo IBGE com o Mapa de Biomas do Brasil. E, o Dia do Bioma Pampa foi instituído em 2007. A data é uma homenagem ao ambientalista José Antônio Lutzenberger.
  • A promoção é do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema), da Agapan, do Ingá e do NEJ-RS. A atividade tem o apoio da Fundação Gaia. 
Texto da jornalista Eliege Fante
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s