Mostra Biodiversidade pela Boca reuniu centena de pessoas no Parque da Redenção, em Porto Alegre

Atividade teve como objetivo divulgar a importância das plantas alimentícias não convencionais ( PANCs) e frutas nativas, bem como sua aplicação em receitas saborosas e muito nutritivas.

Por Juarez Tosi, para EcoAgência de Notícias

Centenas de pessoas passaram, nesse sábado (29/11), pela Mostra Biodiversidade pela Boca. O evento, organizado  pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, teve como objetivo divulgar a importância das plantas alimentícias não convencionais ( PANCs) e frutas nativas do Rio Grande do Sul, bem como sua aplicação em receitas saborosas e muito nutritivas.

A mostra foi realizada em frente a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre, com a participação agricultores agroecológicos, grupos da agrobiodiversidade, e empreendimentos da economia solidária de várias regiões do RS e do Cerrado, com degustação de alimentos e bebidas, além de frutas da safra in natura.
De acordo com o biólogo Paulo Brack, doutor em ecologia e integrante da ONG InGá, a atividade foi uma mostra da grande biodiversidade alimentar que existe no Rio Grande do Sul. “Temos que difundir esse conhecimento para que as pessoas possam aproveitar melhor o que a natureza nos dá”. Segundo ele, todos os alimentos apresentados durante a mostra são muito nutritivos e produzidos sem o uso de agrotóxicos ou alterações genéticas (transgênicos).
Também presente na Mostra Biodiversidade pela Boca, o representante da Gerência de Recursos Genéticos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Lídio Coradin, destacou que um dos principais objetivos do trabalho é a promoção de dados sobre o valor nutritivo das espécies nativas. Segundo ele, estão sendo realizadas mostras da biodiversidade pela boca em várias regiões do país. “No próximo ano”, enfatizou, “pretendemos realizar em Brasília o primeiro grande festival da Biodiversidade pela Boca, reunindo variedades típicas de cada estado do Brasil”.
Fonte:  EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais


Anúncios

Um comentário sobre “Mostra Biodiversidade pela Boca reuniu centena de pessoas no Parque da Redenção, em Porto Alegre

  1. Pena que não fui nesse fim de semana ao parque e perdi essa mostra . Como odontologa e habilitada em fitoterapia , procuro incluir nos tratamentos o uso das plantas regionais que ,podem ser usadas como auxiliares nas afeções da boca e fortalecimento dos dentes..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s