Biodiversidade pela Boca

Neste sabado, 29, ocorre a Mostra Biodiversidade pela Boca 2014, promovida pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O evento será um encontro para promover o uso sustentável dos recursos da Mata Atlântica, do Pampa e do Cerrado, por meio da alimentação. A Mostra ocorre no Parque Farroupilha (Redenção), entre o Parquinho e a Feira de Agricultores Ecologistas, em Porto Alegre, das 8h às 15h.

O evento contará com a participação de agricultores agroecológicos, grupos da agrobiodiversidade, e empreendimentos da economia solidária de várias regiões do RS e também do Cerrado, com degustação de alimentos e bebidas, além de frutas da safra in natura. Sucos e licores de frutas nativas como guabiroba, pitanga, cerejeira-do-mato, araçá, jabuticaba, butiá, ananás, juçara, além de geléias e picolés com essas frutas. Os visitantes poderão experimentar alimentos produzidos à base de farofa de pinhão, como croquetes e pastéis com recheios diversos. E também pães com farinha de jatobá e com plantas alimentícias não convencionais, como a urtiga nativa, com antepastos à base de bertália, ora-pro-nóbis e cará.

Entre as atividades, serão realizadas oficinas de preparo de alguns pratos, como requeijão de cará e pastas de bertália e ora-pro-nóbis. E despolpa da fruta de juçara – o açaí da Mata Atlântica. Além de exposição de mudas das plantas nativas.

O Brasil tem uma grande biodiversidade alimentar, mas no dia a dia as pessoas não a utilizam em sua alimentação. É fundamental difundir o conhecimento sobre as frutas e plantas nativas, além de mostrar suas possibilidades de uso e contribuir para a soberania alimentar regional, valorizando e fomentando um importante patrimônio natural que precisa ser preservado e conservado. Os alimentos nativos são extremamente nutritivos e não necessitam de insumos químicos no seu cultivo.

O Quê: Mostra Biodiversidade pela Boca 2014
Quando: 29 de novembro, sábado, das 8h às 15h
Onde: Parque Farroupilha (Redenção), entre o Parquinho e a Feira de Agricultores Ecologistas, Porto Alegre/RS.
O que levar: Caneca para degustação;  não haverá copos descartáveis disponíveis.

  
Fonte: EcoAgência de Notícias 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s