IMPERDÍVEL: Lilly Lutzenberger e Leonardo Melgarejo debatem o filme ‘O Veneno Está na Mesa II’, de Silvio Tendler

Fundação GaiaAGAPAN: a vida começa aos 40Integrando as atividades da Semana Mundial da Alimentação, a Fundação Gaia exibe o filme: O veneno está na mesa II, seguido por um debate com Lilly Lutzenberger e Leonardo Melgarejo. O evento acontece na terça-feira, dia 14 de outubro, às 20h, no auditório da Livraria Cultura de Porto Alegre, no Bourbon Shopping Country, com entrada franca.

A atividade, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura, integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática em de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum na Terra?

Com periodicidade mensal, os encontros realizam-se geralmente na segunda terça-feira de cada mês, salvo algumas exceções, como em novembro quando a atividade acontece em uma quinta-feira, dia 13. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

Resumo

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, espalhando venenos no solo e na água consumida pela população. No segundo documentário produzido pelo diretor Sílvio Tendler, sobre os agrotóxicos traz uma nova perspectiva. O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.

O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

Após a exibição de 70 minutos, será feito uma reflexão com Leonardo Melgarejo, integrante da CTNBio até maio de 2014 e membro da AGAPAN, e com Lilly Lutzenberger, filha do ambientalista gaúcho que defendia uma agricultura tradicional e limpa, livre de venenos, a qual chamava de Agricultura Regenerativa.

Participantes

Lilly Lutzenberger: Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRGS, com ênfase em Plantas Medicinais. Realizou atividades de docência na Universidade Nacional de Misiones, na Argentina, na área de Línguas Estrangeiras. Fluente em alemão, inglês, francês e espanhol, atualmente é a curadora e organizadora do amplo acervo deixado pelo ambientalista José Lutzenberger, do qual foi filha primogênita. Integra o Conselho Administrativo da Fundação Gaia.

Leonardo Melgarejo: Engenheiro Agrônomo pela UFRGS. Mestre em Economia Rural pela UFRGS. Doutor em Engenharia, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Extensionista Rural da EMATER/RS desde 1982. Realizou atividades de docência na UFRGS e na FATES. Assessor especial da superintendência do INCRA-RS. Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário junto à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança CTNBio, desde março de 2008 até maio de 2014. Participante da Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica – Protocolo de Cartagena, em 2012, na Índia, e em 2014, na Coréia do Sul. Coordenador do Grupo de Trabalho: Agrotóxicos e Transgênicos, da Associação Brasileira de Agroecologia. Integrante da AGAPAN.

Serviço

  • Filme: O veneno está na mesa II
  • Participantes: Lilly Lutzenberger e Leonardo Melgarejo
  • Data: 14 de outubro de 2014, terça-feira
  • Horário: 20h
  • Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country – Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
  • Entrada Franca

    Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887
    Programação das palestras em www.fgaia.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s