Dom Pedrito: UPPAN completa 25 anos de serviços prestados à comunidade

A União Pedritense de Proteção ao Ambiente Natural-UPPAN é uma organização ecológica não governamental sem fins lucrativos, filiada a Associação Permanente de Defesa do Meio Ambiente do RS-APEDEMA, representante de todas as ONGs gaúchas, estando devidamente registrada no Cartório local e Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas do Ministério do Meio Ambiente.

A entidade foi fundada em 22 de em Julho de 1989 por Dionil M. Pereira, José Barcellos, Manoel Vaz de Leon, Sandro Souza Alves, Glênio Correa Coelho,Tomas Silveira, Diniz Fialho da Silva, Ronaldo F. Martins, Ciro Madeira Corrêa, Jesus Volnei Bueno, Eduardo Rosa Ferreira, Gerson R. Ferreira, Marcio R. Ferreira, João Batista Frantz,  Leia Gomes Garcez, Rosana dos Santos Alves e Giovani Gregol.

A primeira Diretoria foi integrada por: Presidente- Dionil Pereira, Secretário- Manoel Leon, Tesoureiro -José Barcellos e como suplentes João Batista Frantz,e Gerson Ferreira.

A primeira tarefa foi frear a destruição das matas nativas e banhados do rio Santa Maria, denunciando ainda às autoridades locais os principais problemas ambientais existentes no município e exigindo  o fim dos “atacados” que eram feitos para barrar o rio, transformando-o ilegalmente em várias barragens particulares ao longo do seu leito.

A partir de 1990 a UPPAN começou um amplo Programa de Educação Ambiental junto aos próprios agropecuaristas, que se estendeu posteriormente para toda a comunidade em 1991 numa parceria com a Secretaria M. de Educação. Em 1994 participou da fundação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. Em 1995 a entidade realizou a primeira atividade de repovoamento do rio Santa Maria, colocando nele 2 mil alevinos de jundiá, criou a trilha de Educação Ambiental no Parque das Acácias, passando também a realizar em conjunto com a SMEC a Semana do Meio Ambiente de Dom Pedrito, que já está na 20ª Edição, envolvendo toda a sociedade nos seus mais diversos segmentos.

Através de uma forte pressão de mobilização coletiva a UPPAN foi pioneira na luta para:

  • Preservação do rio Santa Maria;
  • Fundação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria;
  • Criação do único Parque de Preservação Ambiental. Municipal-Parque das Acàcias;
  • Implantação do Conselho e Fundo Municipal do Meio Ambiente;
  • Projeto de Educação Ambiental o ano inteiro na comunidade pedritense;
  • Implantação da separação, reciclagem e coleta seletiva de lixo no município;
  • Ampliação da rede de coleta dos esgotos e reativação da estação de tratamento destes;
  • Agropecuária mais sustentável, através da substituição dos venenos agrotóxicos por práticas orgânicas e produtos naturais no combate às doenças que prejudicam a agricultura e pecuária, utilizando mais ervas medicinais e outros medicamentos nativos da região.

Por iniciativa da ONG já foram promovidos incontáveis numero de seminários, palestras em todas as áreas urbanas e rurais, passeios ciclísticos, caminhadas com recolhimento de lixo e distribuição de panfletos educativos, entre outras tantas atividades que estão criando entre os pedritenses uma crescente consciência preservacionísta. Salienta-se que tudo isto foi feito sem nenhuma remuneração aos dirigentes da entidade ambientalista, composta atualmente por mais de uma centena de associados, sendo respeitada e apoiada em todos os segmentos de Dom Pedrito e região.

A atual Diretoria Executiva é formada por Dionil Pereira-Presidente, Everton Schultz-Vice-Presidente, Isabel Cristina Antunes-Secretária e Eduardo Ferreira-Tesoureiro.

 

Clique aqui para remeter mensagem para a APPAN

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s