CEA indica nova publicação do MMA sobre Educação Ambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), dando seguimento a publicação atinentes a Educação Ambiental, publicou recentemente mais um volume da série Encontros e Caminho, iniciada em 2005, considerada “um marco dentre as produções bibliográficas da Educação Ambiental (EA) brasileira”, segundo o próprio MMA.

Livro-MMA-Encontros-e-Caminhos-CapaSegundo o MMA a “série reúne conceitos apresentados por autores de referência, de modo objetivo, com fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e hermenêuticas, para apoiar a apropriação, o aprofundamento e a tradução dos conceitos”.

O atual volume Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores – Volume 3, encontraremos reflexões sobre a EA como “campo aberto, dinâmico, incompleto e antropofágico. Agora, com este volume, chega-se ao total de 79 conceitos, 12 práticas relatadas e um texto coletivo”, conforme destaca o MMA.

Para o CEA – Centro de Estudos Ambientais, associado da APEDeMA/RS, que participa desde 2005 do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Politica Nacional de Educação Ambiental (PNEA) junto ao MMA/MEC representando o Fórum Brasileiro de Organizações não Governamentais e Movimentos Sociais (FBOMS), as correntes da EA são influenciadas basicamente por duas correntes do pensamento verde: antropocêntrica, que só reconhece o homem (macho, branco e rico) com sujeito de direitos e a não antropocêntrica, que vê o conjunto da natureza como sujeito de direitos.

Alguns artigos da publicação enfrentam esse debate, ainda incipiente no campo da EA no Brasil.

O CEA, recebeu alguns recebemos exemplares para distribuição gratuita entre seu membros, colaboradores, simpatizantes…

Caso alguém tenha interesse, entre em contato conosco para avaliamos a possibilidade de repasse de um exemplar imprenso.

É possível baixar em pdf: http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/101-serie-desafios-da-ea

Anúncios

Um comentário sobre “CEA indica nova publicação do MMA sobre Educação Ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s