AGAPAN promove nesta segunda debate sobre as CICLOVIAS de Porto Alegre

agapanmobilidadeNa próxima segunda feira, dia 17/03, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) promove o Agapan Debate com o tema “Mobilidade Urbana: as ciclovias de Porto Alegre”. O evento é gratuito e acontece no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, às 19h (rua Sarmento Leite, 320 – Porto Alegre).

Em Porto Alegre sempre se encontrou inúmeras bicicletas pelas ruas, porém foi através do atropelamento de 86 ciclistas do movimento Massa Crítica no bairro Cidade Baixa, em 2011, que a cidade mais se sensibilizou pela falta de ciclovias para se andar de bicicleta”, observa o presidente da entidade, Alfredo Gui Ferreira, ao destacar que “atualmente Porto Alegre conta com apenas 18 kms de ciclofaixas, não interligadas, dificultando os trajetos e inibindo os novos adeptos da bicicleta, inclusive como transporte”.

Para a AGAPAN, a Prefeitura da Capital não está sanando os problemas do uso da bicicleta e vem investindo apenas 8,9% (2013) da Lei dos 20% de multas do trânsito para ciclovias e educação, motivo de receber, no último dia 12/3, determinação do Tribunal de Justiça do RS para cumprir esta lei. Não satisfeita, a gestão municipal também procura reduzir a lei do Plano Diretor Cicloviário, que estabelece a construção de 500 km de ciclovias, por meio de projeto na Câmara Municipal de Porto Alegre, com audiência pública marcada para o próximo dia 31 de março.

Para debater a questão das ciclovias da cidade e promover a cultura deste  transporte não poluidor é que estarão presentes o publicitário Cadu Carvalho, da Mobicidade, ciclista que usa a bicicleta diariamente e que presenciou o atropelamento de 2011; Yuri Flores Machado, professor de “trabalho, consumo e meio ambiente”, e participante do Massa Crítica; e Vanessa Melgaré, assessora de comunicação ligada às questões de urbanismo e meio ambiente, e que participou, pela Agapan, do 3º Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em fevereiro deste ano em Curitiba.

Durante o evento, a Agapan vai colocar à venda as camisetas verdes da entidade, e o livro sobre a cultura da bicicleta “Nowtopia”, de Chris Carlsson, da Editora Tomo.

Informações
Assessoria de Comunicação da Agapan
Vanessa Melgaré

Fonte: http://agapan.blogspot.com.br/2014/03/agapan-debate-abordara-o-tema-da.html, com edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s