GESP: Construção coletiva de consciência ambiental

Primeira etapa do projeto, que segue até 2014, foi realizada neste final de semana e reuniu mais de 30 pessoas

O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP, associado da APEDeMA/RS,  o Instituto Estadual Cecy Leite Costa e o Grupo Escoteiro Guarani 121RS iniciaram no sábado (19), a execução do Projeto “Navegar Rio Passo Fundo, da nascente ao mar”, que contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas.

O projeto tem como objetivos contribuir na construção coletiva de uma consciência ambiental, trazendo como preocupação em especial a poluição dos recursos hídricos, envolvendo os estudantes e a comunidade no reconhecimento do percurso do Rio Passo Fundo, das nascentes à foz, abrangendo toda a região hidrográfica até o Oceano Atlântico; e fazer o levantamento dos principais agentes poluidores, contribuindo na mobilização das comunidades para a criação de projetos socioambientais e a construção de propostas para possíveis soluções.

(Rio Passo Fundo na Fazenda da Brigada / FOTO DIVULGAÇÃO GESP)
A proposta de roteiro e cronograma segue nas próximas fases, sendo que a segunda fase do projeto ocorre no dia 26, na Perimetral Leste a Av. Brasil. A terceira fase no dia 9 de novembro, na Av. Brasil à BR 285. Já a quarta fase do Projeto será no dia 23 de Novembro, na BR 285/Passo Fundo à Barragem do Rio Passo Fundo na Cidade de Ronda Alta. A quinta fase do será realizada no dia 07 de dezembro, na Barragem do Rio Passo Fundo na Cidade de Ronda Alta à Foz do Rio Passo Fundo junto ao Rio Uruguai. A fase final projeto, ocorre de 07 a 17 de janeiro 2014, da Foz do Rio Passo Fundo/Rio Uruguai à Montevidéu no Uruguai.
Na primeira fase do Projeto foi realizada uma caminha na cabeceira do Rio Passo Fundo – Nascente do Rio Passo Fundo à Perimetral Leste/ Passo Fundo – onde os participantes foram divididos em três grupo, que caminharam em três percursos diferentes, com encontros de orientação, antes da caminhada, e troca de experiência após, no Centro de Educação ambiental da Fazenda da Brigada. O grupo se reuniu às 13 horas, onde foram repassadas orientações da caminhada, no Centro de Educação Ambiental / Fazenda da Brigada, após a divisão seguiram os deslocamentos para os percursos, sendo percurso 1– Nascentes até a Barragem da Fazenda; percurso 2– Barragem da Fazenda até Aeroporto; e percurso 3– Perimetral Leste até Fazenda da Brigada. Após foi realizado reencontro para troca de experiências.
Grupo também atravessou campos e banhados da Fazenda da Brigada
FOTO DIVULGAÇÃO GESP
Fonte: Diario da Manha – http://www.diariodamanha.net
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s