Rio dos Sinos: audiência pública em Canoas

A repórter Camila da Rosa Severo, assinou uma matéria sobre a Audiência Pública em Canoas a respeito da Bacia do Rio dos Sinos, para a Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.  Segundo Severo,  deputados, governo do Estado, municípios, comunidade e entidades públicas e privadas ligadas ao meio ambiente discutiram a Estrutura da gestão dos recursos hídricos na Bacia do Sinos no dia 25 de maio do corrente naquele município.
“A discussão ocorreu durante a terceira audiência pública da Comissão para Tratar da Bacia do Rio dos Sinos, da Assembleia Legislativa (AL), presidida pela deputada estadual Ana Affonso. Ao final, alguns desafios foram apontados e devem constar no relatório que a Comissão produzirá na conclusão dos trabalhos, em agosto.

Foto: Divulgação Agência de Notícias Assembléia Legislativa.

“Há pontos que ficaram evidentes, como a carência de planejamento e de execução de políticas de médio e longo prazo e também a necessidade da real implementação da lei 10350/2004, que institui o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. A questão orçamentária também é um desafio e creio que pode ser uma bandeira do parlamento gaúcho” disse Ana, ainda destacando a fala de Marco Mendonça, diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente (DRH/Sema). “O governo estadual mostra sua dificuldade em recursos humanos e técnicos, mas há boa vontade para poder cumprir sua função que é fundamental para sairmos desta condição de Estado atrasado.”

Leia a notícia completa em: Bacia do Rio dos Sinos foi foco de audiência pública em Canoas .

O Comitesinos se fez presente e segundo relata a repórter, o seu presidente, Silvio Paulo Klein, lembrou da necessidade de integração para que os projetos sejam colocados em prática. “Apesar de termos uma lei que é referencia no Brasil, hoje há Planos de Bacias prontos e engavetados. Os Planos só serão instrumentos eficazes se conseguirmos articular com todos os segmentos da bacia”, frisou.

Fazem parte do Comitesinos, na categoria de ONGs ambientalistas, as seguintes ONGs filiadas à APEDEMA/RS: Entidades Titulares:  União Protetora do Ambiente Natural – UPAN (Rafael José Altenhofen),  Movimento Roessler para Defesa Ambiental ( Arno Leandro Kayser), Projeto Mira-Serra (Rogério Mongelos). Entidades Suplentes, ocupando a vaga 2, Núcleo Sócioambiental Araçá-Piranga ( Luiz Fernando Stumpf). A vaga 1, da categoria pertence ao CEA de Sapucaia, Centro de Estudos Ambiental  (Odi Dias da Silva), ONG ambientalista, mas não filiada à APEDEMA/RS, assim como a vaga 3: Associação Trescoroense de Proteção ao Ambiente Natural – ASTEPAN (Luiz Carlos Ebert), ONG ambientalista, também não filiada à APEDEMA/RS.

Anúncios

Um comentário sobre “Rio dos Sinos: audiência pública em Canoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s