22 de março: Dia Mundial da Água

Poluição, alteração dos cursos dágua com barragens, drenagens e irrigação para agricultura estão comprometendo nossos rios.

Em 1993, a ONU definiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. A data ficou destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E, como sabemos, grande parte de suas fontes  (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. Leia no Sul21 um artigo de Alice Marcondes sobre as trocas que a selva amazônica realiza com a água da região e as alterações que têm sido verificadas na região.

Baixe e leia o artigo RIOS COMO ARTÉRIAS DE VIDA, MAS ATÉ QUANDO?, de Paulo Brack, do INGÁ e da Coordenação da APEDEMA/RS : utf-8”rios como arterias de vida mas até quando

         Recomendamos também a leitura de um artigo de Antônio Soler, disponibilizado em 2007 sobre o tema, e resgatado hoje pelo CEA, ONG filiada à APEDEMA, juntamente com essa foto extremamente ilustrativa da poluição hídrica, no caso, entre os banhados dos municípios em Pelotas e Rio Grande/RS. A imagem é de Laureano Bittencourt (http://www.fotolaureano.com.br/laureano-bittencourt/), fotógrafo atento as questões ambientais, que há anos colabora com CEA.

Água: elemento natural protegido por lei

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s