Conheça o GESP – Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas

O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP, ONG afiliada à APEDEMA, foi formado através de uma associação de idéias de um grupo de jovens dos anos 80 que discutiam os movimentos sociais contra questões como energia nuclear, armamentismo e a utilização inadequada dos recursos naturais.
Em 21 de setembro de 1983, essas idéias tomaram forma, oficializando a Organização Não Governamental Ecológica, sem fins lucrativos, beneficente e assistencial, de direitos privados, autônoma e com personalidade jurídica, política, trans-partidária, civil, social, cultural, tecno-científica e de pesquisa, aberta a todas as pessoas da comunidade.
Durante seus anos de existência o GESP vem procurando cumprir sua função sócio-ambiental e cultural de contribuir com a comunidade de Passo Fundo e região.
Na missão de “ecologizar” a cidade, os militantes do GESP seguem o costume do pássaro, que lhe deu nome, o Quero-Quero – chamado de Sentinela dos Pampas porque quando alguém se aproxima do ninho, ele levanta vôo em bando, fazendo muito ruído através do seu canto, que é ouvido de longe. Outra característica interessante deste pássaro é que ele fica cuidando do ninho de longe, para que ninguém desconfie onde esse fica. No interior do RS, o GESP é um desses sentinelas, usando a imprensa, palestras, seminários, manutenção de um acervo bibliográfico sobre meio ambiente e outros. Tem tentado fazer alarido, chamando a atenção da comunidade em geral para as questões ecológicas/ambientais.
Clique aqui e conheça mais sobre o GESP – de Passo Fundo/RS.

Deixe um comentário